MAPPA responde a queixas de baixo salário
- Henrique Santos
- 7 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

O estúdio MAPPA tem sido um dos estúdios de animação japoneses recentemente mais criticados pelas suas condições de trabalho e no seu site oficial o estúdio finalmente pronunciou-se sobre essas acusações, nomeadamente do diretor de animação Ippei Ichii que acusou o estúdio de oferecer apenas 3.800 ienes (34 dólares) por corte (cena curta) para trabalhar numa série do estúdio para a Netflix.
No comunicado podemos ler:
Recentemente, notamos que algumas informações internas sobre um trabalho não publicado foram divulgadas de forma enganosa nas redes sociais.
Como resultado, alguns fatos foram retirados do contexto e outras informações foram acrescentadas com base em mal-entendidos e especulações, resultando numa distorção injustificada da verdade e causando muitos transtornos aos nossos clientes e demais pessoas envolvidas na obra.
Na verdade, a obra em questão, que ainda não foi lançada, não é um projeto para o qual fomos contratados por uma grande plataforma.
A obra em questão é uma nova parcela de uma série anime que foi produzida no passado e para a qual nós e o comité de produção aguardávamos ansiosamente a aprovação e, finalmente, a ordem de produção foi cumprida quando a empresa gestora do comité de produção confirmou a venda do trabalho para uma grande plataforma. O custo de produção é determinado pelo valor das vendas.
No passado, assim como no caso desta obra, nunca forçamos os criadores a aceitar comissões a preços excessivamente baixos e não proporcionais aos custos de produção.
Uma vez que muitas empresas e criadores estão envolvidos na produção de obras de animação, as condições são acordadas entre as partes envolvidas e a gestão da informação também está sob rígido controle. Sobretudo no caso de obras ainda não publicadas, existe o risco de as partes envolvidas serem acusadas de violação do contrato e a própria obra ser abandonada. Opomo-nos veementemente a tal divulgação não autorizada de informações e tomaremos as medidas adequadas.
A nossa companhia pretende produzir o melhor trabalho possível no âmbito dos custos de produção fixados para cada projecto, e continuaremos a fazer todos os esforços possíveis para o conseguir. Faremos o possível para continuar a melhorar o ambiente de trabalho e as condições de cada projeto todos os dias.
Muito obrigado pelo vosso apoio contínuo.
NOTA: Não foi 100% confirmado na declaração acima se o projeto que o estúdio MAPPA está a falar é um em que eles trabalharam no passado ou se estão a assumir um projeto de um estúdio anterior.
Fonte: OtakuPT




link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link